Primeira fase de análise do código-fonte das urnas eletrônicas encerra hoje
Últimas Notícias
Publicado em 13/10/2023

Hoje, sexta-feira, 13 de outubro, marca o término da primeira semana de pré-inspeção do código-fonte das urnas eletrônicas. Desde a última segunda-feira (9), 13 especialistas em informática de diferentes regiões, incluindo o Distrito Federal e seis estados, têm se reunido na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para analisar o código que será usado nas eleições municipais de 2024.

 

De acordo com o TSE, até o momento, 85 especialistas em informática tiveram suas pré-inscrições aprovadas. Desses, 29 optaram por atuar de forma independente, enquanto outros 56 estão divididos em 15 grupos. Os indivíduos e os representantes de cada equipe podem agendar com pelo menos 48 horas de antecedência uma visita ao TSE, em Brasília, para realizar a análise do código-fonte.

 

Os resultados da inspeção feita pelos pré-inscritos serão fundamentais para a elaboração dos planos de testes, que serão posteriormente submetidos à Comissão Reguladora do evento. Essa comissão poderá opinar sobre a aprovação ou não dos documentos.

 

Durante a semana do Teste da Urna, investigadores terão a oportunidade de avaliar o código-fonte a qualquer momento, já que o conjunto de comandos permanecerá disponível para verificação em equipamentos instalados no mesmo ambiente onde o evento ocorre.

 

Foto: TSE/Divulgação

Renan Ferreira (estagiário sob supervisão de Paola Fernandes)

 

Comentários