Hospitais filantrópicos de Pelotas enfrentam crise financeira e pedem socorro
Últimas Notícias
Publicado em 28/09/2023

Os hospitais filantrópicos de Pelotas estão em situação crítica. Eles sofrem com um déficit mensal de cerca de R$ 3 milhões, causado pelo subfinanciamento dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). As quatro instituições pelotenses - Hospital Espírita de Pelotas (HEP), Beneficência Portuguesa, Santa Casa e Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) - se uniram para buscar soluções e evitar o fechamento de serviços essenciais para a população.

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (27), os representantes dos hospitais expuseram a gravidade da situação e pediram apoio das autoridades e da sociedade. Eles afirmaram que os valores repassados pelo SUS são insuficientes para cobrir os custos dos atendimentos, gerando um prejuízo de 40% em média. Além disso, eles relataram que a pandemia aumentou a demanda por serviços mais complexos e elevou os gastos com insumos e pessoal.

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), a secretária de saúde, Roberta Paganini, e o vereador Rafael Amaral (PP) também participaram da coletiva e reconheceram o problema. No entanto, eles disseram que não há possibilidade de mais destinação de recursos do Município, que já repassa o valor máximo permitido por lei. Eles sugeriram que os hospitais busquem outras fontes de financiamento, como emendas parlamentares, convênios com o Estado e a União, e doações da comunidade.

 

Foto: DP.

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes). 

Comentários