A Colônia Z-3, uma comunidade de pescadores na zona sul de Pelotas, sofreu mais uma enchente na terça-feira (26), devido à chuva e ao vento leste que empurrou as águas da Lagoa dos Patos para dentro das casas. Em poucos minutos, diversas ruas ficaram completamente alagadas e muitas pessoas entraram em pânico. A Defesa Civil e o Exército auxiliaram na retirada dos moradores, que foram levados para igrejas e uma escola. O número de desabrigados chegou a 155 pessoas.
Na tarde desta quarta-feira (27), os moradores tentavam recuperar alguns pertences pessoais e colchões que ficaram encharcados pela água. Alguns voltaram para suas casas para verificar os estragos, mas outros preferiram ficar nos abrigos, com medo de que a enchente se repetisse. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Raphael Brusque, mais 41 pessoas foram acolhidas, além das que já estavam na Paróquia João Paulo II e em outras duas igrejas. Os abrigados relataram que tiveram que sair às pressas de casa, pois a água avançava com força e volume.
A situação na Colônia Z-3 é crítica, pois além dos prejuízos materiais, os moradores sofrem com o risco de doenças e o trauma emocional.
Foto: DP.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).