O governo do Estado vai investir R$ 15 milhões para melhorar a infraestrutura dos centros de assistência social dos municípios gaúchos. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (22) pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário de Assistência Social, Beto Fantinel, em uma cerimônia no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre.
Os recursos serão destinados por meio de dois editais do programa Avançar Sistema Único de Assistência Social (Suas), que visa qualificar os serviços e os equipamentos da rede socioassistencial do Estado. Os editais contemplam os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e os Centros de Referência Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centros POP).
O governador Leite destacou a importância de fortalecer a política de assistência social no Estado, especialmente diante dos impactos da pandemia de Covid-19. Ele disse que os centros de assistência social precisam ser espaços acolhedores e bem cuidados, que proporcionem dignidade e esperança às pessoas atendidas.
Os municípios interessados em participar dos editais devem apresentar projetos para reforma, ampliação ou construção dos centros de assistência social, seguindo as normas técnicas do Ministério da Cidadania. Os projetos serão avaliados pela Secretaria de Assistência Social e pelo Conselho Estadual de Assistência Social. O prazo para inscrição é até o dia 31 de outubro.
Foto: Palácio Piratini
Renan Ferreira (estagiário sob supervisão de Paola Fernandes).