Índia suspende vistos para canadenses por causa de conflito sobre separatista Sikh
Últimas Notícias
Publicado em 21/09/2023

A Índia anunciou a suspensão dos serviços de vistos para os cidadãos do Canadá, em meio a uma crescente tensão diplomática entre os dois países. A decisão foi tomada depois que o Canadá afirmou que estava investigando o possível envolvimento da Índia no assassinato de um líder separatista Sikh no território canadense.

O líder separatista, Hardeep Singh Nijjar, era um cidadão canadense que a Índia considerava um terrorista. Ele foi morto a tiros por dois homens armados em junho, do lado de fora de um templo Sikh na Colúmbia Britânica. O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse que qualquer interferência de um governo estrangeiro na morte de um canadense era inaceitável.

A Índia negou com veemência qualquer envolvimento no caso e acusou o Canadá de abrigar terroristas e extremistas que defendem a criação de um estado independente para os Sikhs, chamado Khalistan. A Índia também alertou seus cidadãos que vivem ou viajam para o Canadá sobre as atividades anti-Índia e os crimes de ódio no país. As relações entre os dois países, que já eram tensas há meses, estão agora em seu ponto mais baixo.

 

Foto: G1.

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes). 

 

Comentários