A cidade de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, terá o primeiro presídio feminino da região. A obra foi autorizada pelo superintendente dos Serviços Penitenciários (Susepe), Mateus Schwartz dos Anjos, em reunião com o juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC) Regional, Ulysses Fonseca Louzada.
O presídio terá cerca de 70 vagas e contará com estrutura adequada para atender as necessidades das detentas, como cama para amamentação, produtos de higiene íntima e salas de aula. A data de início da construção não foi definida.
A VEC Regional de Santa Maria é responsável pelo monitoramento de 11 casas prisionais da região, que oferecem atividades de trabalho e educação aos apenados. A unidade foi premiada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) como a melhor instituição carcerária de grande porte do Estado.
O juiz Louzada disse que a meta é construir também salas de aula e celas para apenados transexuais em todos os estabelecimentos. Ele afirmou que o presídio feminino é uma demanda antiga e que vai beneficiar as mulheres que cumprem pena na região.
Foto: Sipicuá news
Renan Ferreira (estagiário sob supervisão de Paola Fernandes).