Violência diminui no RS, mas latrocínios preocupam
Últimas Notícias
Publicado em 14/09/2023

O Rio Grande do Sul registrou, em agosto de 2023, uma queda nos homicídios e feminicídios, mas um aumento nos latrocínios, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Foram 123 homicídios, 24,5% a menos do que no mesmo mês de 2022, e quatro feminicídios, metade do que no ano anterior. Já os latrocínios subiram de três para cinco casos, um crescimento de 66,7%.

A SSP atribui a redução dos homicídios e feminicídios ao trabalho de investigação, inteligência e prevenção das polícias Civil e Militar, além de medidas como o monitoramento de agressores com tornozeleira eletrônica. A maioria dos assassinatos está relacionada ao crime organizado e ao tráfico de drogas, especialmente na Capital, onde houve 16 homicídios em agosto.

Os latrocínios, por outro lado, são crimes mais difíceis de prever e combater, pois dependem da oportunidade e da reação das vítimas. Entre os casos registrados no Estado, estão o de um jovem de 22 anos que foi morto ao entregar uma encomenda em Porto Alegre e o de um idoso de 66 anos que foi baleado ao reagir a um assalto em Novo Hamburgo. A SSP informa que três dos cinco casos estão elucidados e com suspeitos presos.

 

Foto: GZH.

Priscila Fagundes (estagiáris sob supervisão de Paola Fernandes). 

Comentários