A Universidade de São Paulo (USP) conquistou o primeiro lugar no QS World University Rankings 2024, que avalia as melhores instituições de ensino superior da América Latina e Caribe. A USP subiu uma posição em relação ao ano passado, quando ficou atrás da PUC do Chile. O ranking é elaborado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds e considera critérios como reputação acadêmica, empregabilidade, produção científica e impacto online.
O Brasil tem outras duas universidades estaduais paulistas entre as dez primeiras: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) , em terceiro lugar, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) , em décimo. No total, o País tem 13 instituições no top 50, sendo 12 públicas e uma privada1. O ranking analisou 430 universidades de 25 países da região2.
Os desafios para o avanço das universidades brasileiras nos rankings internacionais incluem a burocracia, a baixa internacionalização, as irregularidades financeiras e o papel de inclusão social que elas desempenham no País.
Foto: Reprodução/USP
Renan Ferreira (estagiário sob supervisão de Paola Fernandes).