A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13) a Operação Yang, que investiga um esquema de fraudes financeiras e lavagem de dinheiro. De acordo com a investigação, a ação teria lesado mais de 60 mil pessoas e movimentado cerca de R$ 300 milhões. A ação cumpre dois mandados de prisão e 25 de busca e apreensão em oito estados e no Distrito Federal.
Segundo a PF, o grupo criminoso era formado por brasileiros que atuavam em diversos países, como Coreia do Sul, Estados Unidos e Brasil. Eles ofereciam investimentos com lucros irreais e desviavam os recursos das vítimas para contas bancárias e carteiras de criptomoedas controladas por eles.
Os suspeitos usavam o dinheiro para comprar bens de alto padrão, como carros de luxo e imóveis em Brasília, Goiânia e Caldas Novas. A Justiça determinou o bloqueio dos valores nas contas dos investigados e o sequestro de 52 imóveis.
A PF informou que os crimes investigados são de associação criminosa, estelionato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Os presos serão encaminhados à Superintendência da PF no DF.
Foto: rondoniagora.com.br
Renan Ferreira (estagiário sob supervisão de Paola Fernandes).