Os eleitores de Pelotas poderão escolher os 30 conselheiros tutelares que irão defender os direitos das crianças e dos adolescentes na cidade. A eleição será no dia 1º de outubro, das 8h às 17h, em 30 locais de votação. O voto é facultativo e qualquer pessoa com título de eleitor regularizado pode participar.
São 56 candidatos concorrendo ao mandato de quatro anos. Eles passaram por cinco etapas de seleção, incluindo prova sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e avaliação psicossocial. Agora, eles podem fazer campanha eleitoral até o dia 30 de setembro, seguindo as regras determinadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).
A eleição terá o apoio da Justiça Eleitoral, que fornecerá urnas eletrônicas, treinamento de mesários e suporte técnico. A expectativa é que entre 20 e 25 mil pessoas compareçam às urnas, já que na última eleição apenas 10% dos eleitores votaram. A lista dos candidatos, as regras eleitorais e os locais de votação podem ser consultados nos links abaixo:
Lista dos candidatos: [bit.ly/lista-candidatos-CT]
Regras eleitorais: [bit.ly/regras-processo-CT]
Locais de votação: [bit.ly/locais-votacao-CT]
Foto: Prefeitura de Pelotas.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola fernandes).