A Igreja Imaculada Conceição, também conhecida como a “Igreja de Minervina”, em Jaguarão, iniciou sua primeira etapa de restauro neste domingo (3), com uma missa em ação de graças no salão paroquial. O templo histórico, que estava fechado desde 2017 por risco de desabamento, recebeu o apoio da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, e de outras autoridades.
O projeto, coordenado pela arquiteta Simone Neutzling, da Perene Patrimônio Cultural, prevê a recuperação do telhado, das telhas e do forro de estuque, que foram danificados pelas infiltrações de água da chuva. O custo estimado é de cerca de R$ 1 milhão e a duração é de oito meses. A obra conta com o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura e com o patrocínio de quatro empresas locais.
A Igreja foi idealizada pela jaguarense Minervina Carolina Corrêa e pertence à Mitra Diocesana de Pelotas. Ela faz parte do Conjunto Histórico e Paisagístico de Jaguarão, tombado pelo Iphan em 2011. Além do restauro, o projeto também inclui ações educativas sobre a história da cidade e da própria Minervina Corrêa, que serão realizadas nos painéis grafitados nos tapumes da obra.
Foto: Diário Popular.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).