O mercado financeiro aumentou a previsão de crescimento da economia brasileira para 2,56% em 2023, segundo o boletim Focus divulgado hoje pelo Banco Central. A estimativa anterior era de 2,31%. O resultado foi influenciado pelo desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, que avançou 0,9% em relação ao primeiro trimestre e 3,4% na comparação com o mesmo periodo do ano passado.
A projeção de inflação também subiu, de 4,9% para 4,92%, ficando acima do teto da meta de 3,25% com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual. O Banco Central usa a taxa básica de juros (Selic) como principal instrumento para controlar a inflação. A expectativa do mercado é que a Selic termine o ano em 11,75% ao ano e caia para 9% ao ano em 2024.
Para o câmbio, a previsão é que o dólar encerre o ano em R$ 4,98 e fique em R$ 5 em 2024. O boletim Focus é uma pesquisa semanal do Banco Central com as projeções dos principais indicadores econômicos feitas por instituições financeiras e consultorias.
Foto: Agencia Brasil.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).