O governo federal anunciou que vai investir mais de R$ 80 bilhões no Rio Grande do Sul em 2023, em diversas áreas como infraestrutura, habitação, saúde, educação, cultura, esporte, assistência social e agropecuária. Os recursos fazem parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e de outros programas sociais.
Entre os principais projetos estão a duplicação da BR 116 (trecho Porto Alegre-Pelotas), a construção de acessos à nova Ponte do Guaíba, a adequação do trecho Porto Alegre-Novo Hamburgo da BR 116, a duplicação da BR 290 (trecho Eldorado do Sul-Pantano Grande), as barragens Arroio Jaguari e Arroio Taquarembó e as moradias do Programa Minha Casa Minha Vida.
Na área da saúde, o governo federal ampliou o número de médicos no estado, chegando a 1 mil em atividade. Também foram liberados recursos para apoiar entidades filantrópicas de saúde, para melhorar a qualidade da merenda escolar, para patrocinar atletas nascidos no estado e para beneficiar mais de 600 mil famílias com o Bolsa Família. O governador Eduardo Leite esteve em Brasília para pedir alterações nas regras do regime fiscal e defender a concessão da Trensurb.
Foto: G1.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).