SAMU do RS é acusado de fraudar escala de médicos
Últimas Notícias
Publicado em 30/08/2023

Uma reportagem do Fantástico revelou que a central de regulação do SAMU no Rio Grande do Sul estaria enviando ao Ministério da Saúde uma escala falsa com mais médicos do que realmente trabalham no local. A escala “fake” teria até 14 médicos por plantão, enquanto a escala oficial teria no máximo oito.

O coordenador médico do serviço, que aparece na escala falsa, disse que não tinha conhecimento do documento e que não há espaço para tantos médicos na central. O Ministério da Saúde repassa R$ 64 milhões por ano ao SAMU do RS, mas exige que haja 12 médicos por plantão durante o dia e 10 à noite23. Se as denúncias forem comprovadas, os repasses serão suspensos.

 

O enfermeiro Cleiton Félix, autor das denúncias, foi à Promotoria de Defesa do Patrimônio Público entregar arquivos e depoimentos sobre as irregularidades. Ele também apresentou relatórios dos atendimentos prestados entre 2022 e 2023, além de vídeos e mensagens que mostram médicos saindo antes do fim do plantão. A Secretaria Estadual de Saúde anunciou a abertura de sindicância, auditoria e implantação de novos mecanismos de controle na central de regulação do SAMU.

 

Foto: G1.

Comentários