Juros nos EUA aumentam e podem afetar economia brasileira
Últimas Notícias
Publicado em 24/08/2023

Os juros dos títulos públicos dos Estados Unidos subiram para 3,25% ao ano nesta quarta-feira (24). Esse número não era visto há 16 anos e fortalece a percepção de que a maior economia do mundo pode passar por um período de recessão econômica importante em 2024.

Embora essa notícia pareça muito distante da realidade brasileira, ela tem efeitos diretos e indiretos sobre a inflação e a retomada econômica do país. Entenda como:

- Efeito direto: os juros mais altos nos EUA tornam os investimentos naquele país mais atrativos, o que reduz o fluxo de dólares para o Brasil. Isso faz com que o dólar fique mais caro em relação ao real, o que encarece as importações e pressiona a inflação.

- Efeito indireto: os juros mais altos nos EUA também sinalizam uma expectativa de menor crescimento econômico global, o que afeta as exportações brasileiras. Além disso, uma possível recessão nos EUA pode gerar instabilidade nos mercados financeiros e reduzir a confiança dos agentes econômicos, o que dificulta a recuperação da economia brasileira.

 

Foto: G1.

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes). 

Comentários