A Ucrânia e a Bulgária discutiram formas de cooperar para garantir a segurança do transporte de grãos pelo Mar Negro, após a Rússia se retirar de um acordo que regulava o comércio na região. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o primeiro-ministro búlgaro, Nikolai Denkov, se reuniram na segunda-feira (21) em Atenas, na Grécia, para tratar do assunto.
A saída da Rússia do acordo de grãos negociado pela Turquia e pela ONU no ano passado ameaça a passagem segura de navios que levam grãos dos portos ucranianos para o resto do mundo. A Rússia alertou que esses navios podem ser atacados, o que elevou os preços globais dos alimentos e pode causar fome em países pobres.
A Ucrânia criou seu próprio corredor para o transporte marítimo, mas não tem capacidade de garantir sua segurança devido à superioridade naval russa no Mar Negro. Por isso, Kiev está negociando com seguradoras internacionais para cobrir os riscos dos navios comerciais que usam seus portos. Além disso, a Ucrânia recebeu apoio de defesa da Bulgária e de outros países europeus.
Foto: CNN.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).