TI reduz contratações no RS, mas busca profissionais qualificados
Últimas Notícias
Publicado em 21/08/2023

O setor de tecnologia da informação (TI) no Rio Grande do Sul teve uma queda de 41,7% nas contratações no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A crise econômica provocada pela pandemia de covid-19 e a falta de mão de obra especializada são os principais fatores que explicam esse cenário.

Apesar da redução, o setor ainda tem uma demanda por profissionais qualificados, que possam atender às necessidades das empresas e dos clientes. Segundo o Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio Grande do Sul (Seprorgs), há cerca de 10 mil vagas abertas na área de TI no estado.

Para suprir essa lacuna, existem diversas iniciativas que oferecem cursos gratuitos ou de baixo custo para formar ou aperfeiçoar os profissionais de TI. Algumas delas são:

- Digital Innovation One: uma plataforma online que oferece mais de 300 cursos gratuitos em diversas áreas de TI, como programação, desenvolvimento web, inteligência artificial, entre outras. Os alunos podem obter certificados e participar de projetos reais com empresas parceiras.

- Programa Cidadão Digital: um programa do governo estadual que visa capacitar jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho digital. O programa oferece cursos presenciais e online em temas como informática básica, robótica, programação, design, entre outros.

- Senac Tech: um projeto do Senac-RS que oferece cursos técnicos e profissionalizantes na área de TI, com foco nas demandas do mercado. Os cursos são pagos, mas há possibilidade de bolsas de estudo para pessoas de baixa renda.

 

Foto: GZH.

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes). 

Comentários