Candidatos à Presidência do Equador encerram campanha
Últimas Notícias
Publicado em 18/08/2023

O Equador vai às urnas neste domingo (20) para escolher um novo presidente, após Guillermo Lasso antecipar as eleições para evitar um impeachment. O país enfrenta uma crise econômica e social, agravada pela violência e pela migração.

A campanha eleitoral foi marcada pelo assassinato do candidato Jorge Villavicencio, ex-jornalista e deputado, que foi baleado na semana passada. Seu substituto, Christian Zurita, promete combater o crime com mais recursos para a polícia e programas sociais.

A favorita nas pesquisas é Luisa González, apoiada pelo ex-presidente Rafael Correa, que está exilado no México e condenado por corrupção. Ela propõe usar as reservas internacionais para reativar a economia e retomar as políticas sociais de Correa. Outros candidatos que disputam o cargo são o ambientalista indígena Yaku Perez, que defende um governo popular, e os empresários Otto Sonnenholzner e Jan Topic, que focam na recuperação econômica e na segurança.

Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa ter 50% dos votos ou 40% com 10 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Caso contrário, haverá segundo turno em 15 de outubro.

 

Foto: Agencia Brasil.

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).

Comentários