Operação Policial Desarticula Consórcio de Facções Criminosas no RS
Últimas Notícias
Publicado em 17/08/2023

Nesta quinta-feira (17), cerca de 80 policiais executam 20 ordens judiciais, incluindo prisões, buscas, apreensões de bens avaliados em R$ 1 milhão e o bloqueio de contas bancárias. Entre os detidos, está o suposto gerente financeiro do esquema, capturado na Região Metropolitana. Segundo as investigações, o suspeito é proprietário de uma revenda de veículos e estava usando uma tornozeleira eletrônica.

No final do ano passado, depois de uma investigação de dois anos, a Polícia Civil realizou uma operação determinada a desmantelar um complexo "consórcio" entre duas facções criminosas que operavam no Rio Grande do Sul. Apesar do conflito que resultou em dezenas de mortes em 2022, os líderes desses grupos mantiveram conexões clandestinas para facilitar o tráfico de maconha do Paraguai para o estado. 

A investigação original teve como foco o combate ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro. Recentemente, comprovou-se que esse esquema movimentou uma quantia de R$ 217 milhões nos últimos três anos, mesmo após a primeira operação. 

 

Foto: GZH

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes). 

 

Comentários