Resultados Surpreendentes nas Primárias Argentinas: Economista Libertário Lidera Disputa Presidencial
Últimas Notícias
Publicado em 14/08/2023

O economista libertário de extrema direita, Javier Milei, causou uma surpresa ao conquistar a maior votação nas primárias argentinas realizada neste domingo (13). Agora, ele está posicionado para disputar a Presidência contra dois outros candidatos de destaque: a ex-ministra de Segurança Patricia Bullrich, representando a centro-direita, e o ministro da Economia Sergio Massa, representante do peronismo.

Em um país que enfrentou uma crise econômica aguda, com uma taxa de tolerância chegando a 115% em termos anuais e uma taxa de pobreza em ascensão atingindo 40%, o discurso de Milei, que critica a chamada "casta política", conseguiu capitalizar o descontentamento popular. Nas primárias, ele obteve impressionantes 30,31% dos votos em sua primeira eleição nacional com seu partido, Libertad Avanza. Os números foram divulgados com 92,00% das urnas apuradas.

Os resultados, que mostraram a divisão quase igualitária do eleitorado argentino em três partes, foram comemorados com entusiasmo na sede de campanha dos libertários. No local, o rock foi tocado nos alto-falantes para celebrar a inesperada conquista do primeiro lugar.

 

Foto: Agencia Brasil.

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).

Comentários