Exposição Universitária Resgata a História do Movimento Estudantil em Pelotas e América Latina
Últimas Notícias
Publicado em 11/08/2023

Na quinta-feira (10), alunos do curso de Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) deram vida a uma exposição que lança luz sobre a história do movimento estudantil. A mostra, parte de um conjunto de disciplinas de expografia, revela a atuação desse movimento nos cenários de Pelotas, Brasil e América Latina. Os visitantes podem explorar a exposição até o dia 23, localizada junto à biblioteca do Instituto de Ciências Humanas (ICH).

A decisão de abordar esse tema foi impulsionada pela percepção de que, em algum momento de suas trajetórias acadêmicas, todos os alunos tiveram contato com o movimento estudantil. Carolina Tenotti, uma estudante do 7º semestre, compartilha que a exposição busca ir além do senso comum, trazendo à tona fatos menos conhecidos, desde manifestações até assembleias públicas. A documentação de diversos eventos foi adquirida por meio do Núcleo de Documentação Histórica (NDH) da UFPel.

A mostra destaca o papel dos estudantes no cenário político, incluindo as lutas contra as ditaduras no Brasil e na América Latina. Entre os elementos exibidos estão cartazes, banners, memórias de pichações e até mesmo um painel com obras de arte criadas pelos próprios alunos.  

 

Foto: UFPEL.

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes). 

 

Comentários