Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, reforçou sua convicção de que o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE) será finalmente estabelecido, desde que o Brasil intensifique seus esforços para a preservação ambiental. A declaração foi dada em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), durante a Cúpula da Amazônia, que está sendo realizada em Belém.
Marina enfatizou que o tratado de livre-comércio entre as duas importantes regiões ainda não foi assinado devido ao fato de que o governo anterior, sob o comando do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não adotou medidas eficazes para combater o desmatamento. Na visão da ministra, à medida que os esforços para conter a perda de florestas ganharem terreno, o processo de assinatura do acordo tende a avançar substancialmente. "Isso representa benefícios não apenas para o agronegócio e a indústria, mas para todos nós", enfatizou.
Apesar de os países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) ainda não terem estabelecido uma meta específica para erradicar o desmatamento em um prazo definido, Marina Silva destacou que o Brasil está empenhado em trabalhar em direção ao compromisso de eliminar a devastação na Amazônia até o ano de 2030.
Foto: UOL.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).