A Península Ibérica, um ponto de vanguarda no que diz respeito ao aquecimento global na Europa, encontra-se em estado de alerta nesta quarta-feira (9), diante de possíveis recordes de calor na Espanha e incêndios de grandes proporções que têm consumido milhares de hectares em Portugal.
A terceira onda de calor deste verão atingirá seu pico na Espanha no dia de hoje, com temperaturas previstas para atingir até 44°C em algumas regiões, de acordo com informações da Agência Estatal de Meteorologia (Aemet). Inicialmente programada para terminar na quinta-feira, a onda de calor agora é esperada para perdurar até sexta-feira. A Aemet informou que a "temperatura média" na Espanha para esta quarta-feira provavelmente baterá um recorde para esta data desde 1950, o que a coloca entre os cinco dias mais quentes de agosto nos últimos 73 anos.
Onze áreas da Espanha estão em alerta vermelho, indicando risco extremo: três na região de Andaluzia (sul), duas na Comunidade de Madri, duas em Castela-Mancha (centro), três no País Basco (norte) e uma em Castela e Leão (norte).
Foto: Folha PE.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).