O Banco Central anunciou nesta terça (08) uma medida para impulsionar a economia do país, ao reduzir a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual. A decisão, que surpreendeu muitos analistas, foi revelada na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e marca o início de um ciclo de cortes de juros após três anos de estabilidade.
A redução da taxa Selic, que passou de 13,75% para 13,25% ao ano, foi precedida por intensas discussões internas. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, teve que emitir um voto de minerva, um acontecimento inédito nos últimos 16 anos, para apoiar a decisão de um corte mais significativo.
Antes da reunião, havia especulações sobre a extensão da redução, com a maioria do mercado prevendo um corte mais conservador de 0,25 ponto percentual, o que levaria a taxa a 13,50% ao ano.
A medida ganhou destaque em um cenário de crescentes críticas por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e membros-chave da equipe econômica, incluindo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
Foto: G1.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).