A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu luz verde às mudanças significativas na rotulagem de medicamentos, com o propósito de fornecer uma compreensão mais precisa das informações nas embalagens. As alterações são como meta garantir a segurança dos pacientes e o uso correto dos remédios.
Para medicamentos de venda sem prescrição médica, a classe terapêutica e a indicação serão destacadas na parte frontal da embalagem, com o intuito de facilitar a identificação pelos consumidores.
Da mesma forma, a quantidade total de medicamento também será evidenciada na face frontal da embalagem. Essa mudança visa auxiliar os cidadãos a comparar preços entre produtos, sem comprometer, no entanto, a compreensão das informações relacionadas ao uso seguro.
A Anvisa ressalta que outra inovação está na adoção obrigatória da técnica de "Tall Man Lettering" (TML) nos rótulos de medicamentos restritos a ambientes hospitalares, clínicos, ambulatórios, atenção domiciliar e outras unidades de saúde.
Foto: Agencia Brasil.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).