O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), apresentou uma queda pelo quarto mês consecutivo em julho. O índice registrou uma retração de 0,72% neste mês. No acumulado do ano, o IGP-M acumula uma deflação (queda de preços) de 5,15%. Já considerando os últimos 12 meses, a queda chega a 7,72%.
Esses resultados revelam um cenário de desinflação na economia brasileira, indicando uma tendência de redução geral nos preços. Essa desaceleração é notável quando ocorreu ao mesmo período do ano passado, em julho de 2022, quando o IGP-M acumulado de 12 meses estava positivo em 10,08%.
O IGP-M é um indicador composto pela média aritmética ponderada de três índices de preços: o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado; o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que reflete a variação dos preços no varejo; e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que acompanha a variação dos preços no setor da construção civil. Com essa abrangência, o IGP-M proporciona uma visão ampla e abrangente do comportamento dos preços de produtos e serviços mais relevantes para produtores, consumidores e setor da construção civil.
Foto: Agencia Brasil.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).