O Hemocentro Regional de Pelotas irá realizar uma programação especial em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, que acontece nesta quarta-feira (14).
Dentre as atrações previstas para a data, será montada uma Blitz em frente ao Hemopel, com o apoio da Secretaria de Transporte e Trânsito, e estudantes de enfermagem, onde serão distribuídos materiais de divulgação sobre como doar e participar da ação. Outras atrações também farão parte da programação da ação do Hemopel.
Confira a agenda:
- Distribuição de materiais de divulgação e conscientização sobre a importância da doação de sangue
- Mateada para quem visitar o HemoPel e participar da programação da Blitz
- Atrações musicais; Banda musical + músicos (Henry, Matheus Almeida, Xandico, Eliezer Lemos e Lê Moraes).
Também estará no local a presença do mascote do H.U São Francisco de Paula, o Amigo Chico. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e Secretaria de Transporte e Trânsito (SST) e parceiros do HemoPel.
Saiba como doar
Para doar, é preciso estar em boas condições de saúde, sem sintomas gripais, que não tiveram contato com pessoas com suspeitas ou confirmação de Covid-19. Quem tiver tido a Covid-19, pode realizar a doação após 10 dias da confirmação da cura da doença. Para quem se vacinou recentemente, é preciso esperar alguns dias (5 à 7 dias) também para realizar a doação de sangue. O atendimento para as doações pode ser feito de segunda à sexta-feira das 7h30 às 17h30, sem fechar ao meio dia.
Regras Gerais
Ter idade entre 16 e 70 anos incompletos, com peso superior a 50kg. Adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos pais ou responsáveis legais. O doador deve procurar o HemoPel munidos de documento com foto, além de estar bem alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano, enquanto mulheres, podem realizar doações a cada três meses, e até três doações anuais.
Foto: HemoPel/Rodrigo Chagas
Por: Lidiane Lopes (estagiária sob supervisão de Igor Islabão e Paola Fernandes).