Cerimônia de abertura da 29ª Fenadoce homenageia doceiras e celebra a infância
Últimas Notícias
Publicado em 07/06/2023

Com emoção, homenagens e o doce sabor da infância, a 29ª Fenadoce realizou a sua cerimônia de abertura na noite desta terça-feira (06) contando com a presença de autoridades e dos visitantes que celebraram mais uma edição do evento. A solenidade também homenageou o Dia das Doceiras, instituído por lei como sendo 06 de junho, e os 60 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL), entidade realizadora da Fenadoce.

O talento, a resiliência e a capacidade de reinvenção foram os sentimentos destacados pela Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, ao visitar a feira e participar da abertura. Ela parabenizou a sensibilidade da CDL Pelotas pela escolha do tema e ressaltou que se deve proteger as crianças para que se tornem adultos capazes de criar um novo futuro. “A Fenadoce mostrou de novo porque ela é essa vitrine de Pelotas para o Brasil e o mundo, pois ela é capaz de ler o que somos, entender as nossas dificuldades, desvios e apontar caminhos que devemos percorrer”, falou a Prefeita.

Representando o Governo do Estado, o Secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, compartilhou o orgulho de representar o Governador no evento que reúne história, cultura e economia. “A Fenadoce tem trazido para Pelotas uma doce vida, com desenvolvimento, soluções e trabalho para o povo de Pelotas”, disse ele, parabenizando todos os envolvidos.

Criador da lei que oficializou o Dia da Doceira quando era vereador na cidade, o agora Deputado Federal Daniel Trzeciak representou a Câmara de Deputados e saudou especialmente as homenageadas do dia. “Fico feliz de estar aqui porque me passa um filme na cabeça. Estar aqui representando a Câmara é um sinal de que a nossa região precisa pregar bons exemplos e defender os seus interesses”, destacou.

O Conselheiro Gestor da CDL Pelotas e membro da Comissão Organizadora do evento, Daniel Centeno, salientou a importância do tema, "Doce Sabor da Infância", para ensinar as gerações a valorizarem os saberes e fazeres da tradição doceira e da cultura de Pelotas. Ele ressaltou ainda que esse é um dos compromissos da CDL Pelotas ao longo dos seus 60 anos, celebrados em 2023. "Esta é uma Fenadoce que vê nas crianças uma aposta no futuro da tradição doceira, no futuro desta feira, no futuro de Pelotas e da região", destacou, agradecendo também a todos os patrocinadores e apoiadores por fazerem parte dessa edição e acreditarem no potencial da feira.

A Presidente da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, Simone Bica, agradeceu justamente pela escolha do Dia da Doceira para celebrar a abertura da feira, e salientou que é uma profissão de quem passa os seus dias trabalhando para que Pelotas seja reconhecida. O Presidente da Câmara Municipal de Pelotas, Vereador César Brisolara, também exaltou as doceiras e a magia da Fenadoce, um evento que, segundo ele, é uma expressão cultural de Pelotas que mostra como o empreendedorismo e a cultura podem se unir para gerar prosperidade.

 

Foto: Reverso. 

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Igor Islabão). 

Comentários