A Prefeitura de Pelotas anunciou na última quarta-feira (24) que mais uma etapa do projeto de requalificação da Estrada do Engenho foi concluída, sendo a pavimentação asfáltica de toda a extensão, entre a rua Tiradentes e a avenida Ferreira Viana, com exceção de 600 metros, aproximadamente, que correspondem à localização de moradias à beira do canal São Gonçalo. Segundo informou a Prefeitura esse trecho vai ser asfaltado assim que as famílias sejam transferidas para novas residências, que se encontram em construção.
A pavimentação orçada em 8 milhões e meio, conta com recursos do governo do Estado e da Prefeitura de Pelotas. Além disso, faz parte do contrato que inclui a Estrada Passo dos Negros e trecho da rua Gomes Carneiro.
A Estrada do Engenho também foi pauta na sessão da Câmara de Pelotas desta quarta (24). Um pedido de informações, da vereadora Fernanda Miranda(PSOL) sobre moradias populares na estrada, gerou uma discussão de 45 minutos.
Foi questionada também, pela vereadora Miriam Marroni(PT) a decisão de asfaltar uma estrada pouco movimentada, indicando que haveria interesse de construtoras de lançarem empreendimentos no local após a área receber benfeitorias. A reclamação se estendeu também pelo presidente da Casa, Cesar Brisolara(PSB).
A Prefeitura defende que a escolha pelo local foi do Poder Executivo, que "viu a oportunidade de - em uma mesma obra - consolidar o dique de contenção das águas do canal São Gonçalo, incrementar o turismo, fazer uma grande obra de mobilidade e fazer metade de um novo acesso ao Laranjal.
Já o Sinduscon, representante do mercado de construção de Pelotas, afirmou que não tem conhecimento da previsão de novos empreendimentos no entorno da Estrada do Engenho.
Foto: Divulgação/Seplag.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Igor Islabão).