Dia Internacional de Combate à LGBTfobia
Últimas Notícias
Publicado em 17/05/2023

A data foi escolhida por ter sido neste dia, em 1990, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).

Essa decisão alavancou o avanço na luta pelos direitos civis da comunidade. Hoje, diversos clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro utilizaram as redes sociais para se posicionar sobre o tema.

 

Athletico Paranaense: Por respeito e diversidade. Não à Homofobia! O #Athletico é de todos.

Atlético: Por respeito, dignidade, pelo direito de amar livremente. Toda pessoa tem direito à vida e à proteção do Estado.

No Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, o #Galo reforça a luta contra o preconceito e pede ao torcedor que não entoe cânticos homofóbicos no estádio. Pedimos respeito no futebol e em todos os âmbitos da sociedade.

Esporte Clube Bahia: 17 de maio: Dia Internacional de Combate à Homofobia, Bifobia e Transfobia. A data de hoje marca a extinção da classificação “distúrbios de sexualidade” como doença dentro da Organização Mundial da Saúde. E, claro, novas ações por parte do Esquadrão.

Empresa com #SeloDaDiversidade da Prefeitura de Salvador desde 2022, seremos parceiros em cursos de defesa pessoal e qualificação profissional para a população LGBT, além de proporcionar a visita de pessoas LGBT em situação de vulnerabilidade social ao #MuseuDoBahia. Haverá ainda curso de respeito e conscientização promovido pelo coletivo  @Canarinhoslgbt  no CT Evaristo de Macedo. Recentemente a tradicional Bandeira do Orgulho (arco-íris) ganhou novas cores para incluir pessoas trans e intersex, além da luta antirracista.

Botafogo F.R.: LGBTfobia é crime! 

O Botafogo aproveita a data para se posicionar totalmente contra gestos e cantos homofóbicos nos estádios. O Clube acredita que o futebol tem papel importante e educativo na sociedade e deve servir de exemplo para a evolução e inclusão em todos os segmentos.

#DiaInternacionalContraaLGBTfobia

Red Bull Bragantino: O Braga é de todos!

No Dia Internacional Contra a LGBTQIA+fobia, e em todos os dias do ano, respeite as diferenças. Homofobia é crime!

#MassaBrutaDeTodos

Corinthians: Somos a favor da diversidade, da inclusão, da igualdade. Hoje, atletas e torcedores desejam celebrar a alegria do esporte num ambiente de paz, sem medo, onde prevaleçam o orgulho e o acolhimento. Por isso, o Corinthians repudia todas as manifestações intolerantes contra a população LGBTQIAP+ e apoia o 17 de maio: Dia Internacional de Combate contra a Homofobia.

Aproveitamos a data para reforçar a urgente necessidade de construirmos um mundo melhor e sem espaço para qualquer forma de preconceito, principalmente em nossa arena.

Cruzeiro: O Cruzeiro é um time de todos. 

#DiaInternacionalDeCombateÀHomofobia #CruzeiroContraAHomofobia

 

Entre as declarações nas mídias sociais, outros grandes nove times também se pronunciaram sobre o tema. Em um recente relatório divulgado pela CBF, cerca de 74 casos de LGBTfobia no futebol brasileiro foram registrados em 2022. Uma alta de 76% nos casos deste tipo em estádios, redes sociais e mídia em relação ao ano de 2021.

 

Foto: Divulgação/Estádio na Alemanha em homenagem ao Dia Internacional do Combate à LGBTfobia.

Por: Lidiane Lopes (estagiária sob supervisão de Igor Islabão).

Comentários