TSE recebe quase 40 mil denúncias de propaganda irregular nas eleições de 2024
Últimas Notícias
Publicado em 16/09/2024

 

 

Através do aplicativo Pardal, cidadãos podem relatar irregularidades na internet e nas ruas, com a maioria das queixas referentes a campanhas de rua

 

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que já recebeu quase 40 mil queixas sobre propagandas inadequadas nas eleições municipais de 2024. Essas denúncias foram registradas através do aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral.

 

O app Pardal permite que os usuários relatem propagandas eleitorais irregulares, seja na web ou em outros meios de comunicação, utilizando seus smartphones ou tablets. As queixas são encaminhadas ao juiz eleitoral responsável para as devidas providências.

 

Em relação ao tipo de irregularidade, 11% dos relatos feitos até o momento dizem respeito a campanhas na internet, enquanto 89% são sobre outras formas de publicidade nas ruas.

 

Para evitar acusações incorretas ou infundadas, o aplicativo fornece uma descrição clara sobre o que é permitido e o que é proibido. A pessoa que faz a denúncia deve preencher os dados e anexar os documentos que comprovem a irregularidade.

 

Se a denúncia estiver relacionada a casos de desinformação, o usuário será redirecionado para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral. Já se o assunto envolver crimes ou ilícitos eleitorais, a denúncia será encaminhada ao Ministério Público Eleitoral.

 

Por: Pedro Farias

Foto: Divulgação TSE



Comentários