No RS, 62% das categorias tiveram reajuste salarial acima da inflação em 2023
Últimas Notícias
Publicado em 15/05/2023

Após um ano marcado por grande volume de reajustes abaixo da inflação, 2023 começa com sinais de recomposição salarial no Rio Grande do Sul. No Estado, 62,06% das categorias pesquisadas no boletim Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), tiveram reajuste acima da inflação no primeiro trimestre. 

O Salariômetro usa dados coletados na página Mediador, do governo federal. Por inflação, o levantamento tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é usado como base nas negociações.

De janeiro a março, o Rio Grande do Sul registrou 280 negociações em 29 categorias, conforme dados mais recentes do levantamento da Fipe. Das 29 classes pesquisadas, 18 registraram reajuste acima do INPC e 11 em nível no mesmo patamar. Ou seja, todas tiveram avanço no mesmo volume ou acima da inflação. 

A mediana de reajuste real desse total de classes de trabalho ficou em 0,53%. Mesmo com aumento real na maioria dos casos, apenas nove grupos tiveram ganho acima de um ponto percentual. 

 

Foto: GZH

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Igor Islabão)

Comentários