Bancos vão deixar de fazer transferência via DOC até fevereiro de 2024 após anos de existência
Últimas Notícias
Publicado em 04/05/2023

Atualmente, o Documento de Ordem de Crédito é um serviço de transferência oferecido pelos bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febrabran). Também vai ser extinta a Transferência Especial de Crédito, feita exclusivamente por empresas para pagar benefícios aos funcionários.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a remoção das duas modalidades acontece devido à baixa utilização do serviço e também pelo menor custo-benefício aos clientes, após serem substituídos pelos sistemas de TED e PIX.

As mudanças vão acontecer devido a modernização e atualização de todos os meios de pagamentos utilizados no Brasil. 

Histórico

O DOC foi criado pelo BC em 1985, e permite a transferência de recursos entre contas de diferentes titularidades, mas o crédito na conta do beneficiário ocorre apenas no dia útil seguinte à data de emissão. Além disso, as transferências via DOC têm limite de R$ 4.999,99. A TED, que cai no mesmo dia a depender do horário de realização, não tem limite.

Já a TEC foi criada pelo BC em 2006, concorrendo, à época, com o DOC. A diferença era a possibilidade de transferir recursos para várias contas ao mesmo tempo, o que permitia, por exemplo, a distribuição de salários de uma folha de pagamento, e creditava os recursos no mesmo dia.

Ambas as operações são cobradas pelos bancos, sendo que cada um define as taxas praticadas ou a inclusão de uma determinada quantidade de operações em pacotes mensais de conta corrente.

 

Por: Lidiane Lopes (estagiária sob supervisão de Igor Islabão).

Comentários