A partir desta terça-feira (02), começa a nova restrição de abastecimento de água em Bagé. Agora, o racionamento será de 18 horas por dia, aumentando das 15 horas que eram restringidas previamente.
Na zona oeste da cidade, a água será abastecida de manhã, das 6h até o meio-dia, já na zona leste, será da tarde para a noite, entre 18h e meia-noite.
Segundo estimativa do Departamento de Água e Esgotos de Bagé, a cidade tem apenas 20 dias restantes de água, devido à situação crítica dos reservatórios. Desde setembro de 2022, chove menos que o previsto em Bagé. Em abril, foram apenas 17,7 milímetros, sendo que o esperado seria de 121,6 milímetros. A falta de chuvas teve impacto significativo nas reservas, a Sanga Rasa, está mais de 10 metros abaixo do nível normal, e a Barragem do Piraí, está 6,60 metros abaixo do normal.
Diante disso, o DAEB reativou o uso da pedreira da cidade. Para conter a crise, também estão sendo usados cinco caminhões-pipa para abastecer os bairros onde a água não chega.
Foto: DAEB / Especial TP
Yasser Hassan (estagiário sob supervisão de Igor Islabão)