Vence nesta quarta-feira (26/4) o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de veículos emplacados com numeração final 5 e 6. O pagamento pode ser realizado pelo aplicativo IPVA RS e pela rede credenciada, que inclui Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal. É possível quitar o tributo por Pix.
O calendário de vencimentos está ocorrendo ao longo desta semana, conforme tabela abaixo, seguindo cronograma estabelecido por número final de placa. Para os motoristas que optaram pelo parcelamento, o pagamento segue o fluxo programado - no final de abril, vence quarta cota do fracionamento, que segue até junho.
Até o prazo de vencimento, os motoristas poderão aproveitar os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão. Caso o contribuinte usufrua da cota máxima de cada benefício, a redução pode chegar a 20% do valor do tributo.
De acordo com balanço parcial da Receita Estadual, divulgado na tarde desta terça-feira (25/4), 2,4 milhões de motoristas já haviam quitado o IPVA, o que representa 63,7% da frota tributável do Estado.
O atraso no pagamento do IPVA implica o pagamento de multa de 0,33% ao dia, até o limite de 20%, mais a incidência de juros. Há, ainda, a possibilidade de inscrição do contribuinte em Dívida Ativa, após mais de dois meses em situação de inadimplência. Além do maior custo para quitação do IPVA, o motorista que perder o prazo de vencimento poderá ter o veículo apreendido e arcar com custos de multa, serviços de guincho e depósito do Detran, caso seja flagrado em circulação.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Igor Islabão)