Planos de saúde e SUS devem ofertar Ozempic aos pacientes
Últimas Notícias
Publicado em 19/04/2023

Inicialmente criada para diabetes do tiipo 2, a semaglutida (medicamento vendido pelo nome comercial de Ozempic) demonstrou ter um dos melhores efeitos de perda de peso já alcançados pela ciência, com poucos efeitos adversos.

O potencial alavancou as vendas do medicamento, que cresceram 77% em 2022 em relação ao ano anterior, segundo a farmacêutica Novo Nordisk. Embora a busca pelo Ozempic tenha crescido, o valor do remédio continua custando caro e os altos valores tem feito os brasileiros buscarem alternativas nos planos de saúde ou pela rede pública.

Como funciona o Ozempic? E para que ele é indicado?

A grande questão é que, muitos pedidos não são destinados ao uso para tratar a diabetes tipo 2, como estabelece a bula do medicamento, mas sim para a perda de peso. Nesses casos, ainda que seja para quadro importantes, como de obesidade, o especialista explica que é mais difícil conseguir a liberação por ser um uso off label (diferente da bula).


O funcionamento do Ozempic, e seu impacto no emagrecimento, tem provocado dúvidas em relação a sua real finalidade, ao passo que o uso inadequado para fins estéticos tem crescido. De acordo com um monitoramento da Novo Nordisk, nos últimos meses houve um aumento de quase 40% nas "vendas de produtos irregulares", como para o uso diferente daquele aprovado pelas agências de saúde.


No Brasil, a farmacêutica chegou a alertar os pacientes sobre uma potêncial falta do fármaco nas farmácias. A expectativa é que o abastecimento seja normalizado durante o segundo trimestre do ano.

 

Foto: Divulgação

Fonte: Jornal o Globo

Por:

Lidiane Lopes (Estagiária sob supervisão de Igor Islabão).

Comentários