Nesta sexta-feira (14), os governos de Brasil e China emitiram uma declaração conjunta, onde dizem reconhecer que a mudança climática é um dos “principais desafios” da atualidade e que veem necessidade de “ação urgente” para a conservação da natureza.
O documento foi divulgado após os encontros entre representantes dos dois países, sendo o principal entre os presidentes Lula e Xi Jinping.
A declaração é dividida em 14 pontos, e diz também que China e Brasil se comprometem a “ampliar, aprofundar e diversificar a cooperação bilateral sobre o clima”.
Brasil e China estão entre os cinco países que mais emitiram gases do efeito estufa, segundo levantamento feito pelo think tank internacional Carbon Brief. Na declaração, os países cobram responsabilidade também por parte dos países desenvolvidos, que segundo eles têm “responsabilidade histórica” pela emissão de gases do efeito estufa, e afirmam que estes devem assumir um papel de liderança na ampliação de ações climáticas, como o financiamento de medidas para o problema.
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
Yasser Hassan (estagiário sob supervisão de Igor Islabão)