Nesta quinta-feira (13), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, declarou que a Operação Escola Segura, já resultou em centenas de prisões, apreensões de adolescentes e buscas em todo o país. A ação foi iniciada na última semana, e visa evitar ataques a escolas brasileiras.
Nesta sexta-feira (14), de acordo com Dino, o Ministério da Justiça fará um balanço da operação, onde vai apresentar números consolidados de prisões e apreensões feitas nos estados.
Na quarta-feira (12), o Ministério lançou um edital de R$ 150 milhões para fortalecer estados e municípios no combate e prevenção aos ataques nas escolas. E ainda nesta quinta, foi lançado um novo edital no valor de R$ 100 milhões, que será destinado às guardas municipais.
O ministro informou que caberá aos estados e municípios decidir como vão ser usados os recursos. Dino lembrou que, em vários países, discute-se atualmente a colocação de agentes armados nas escolas e que, nesse momento, vai caber às autoridades locais tomarem essa decisão.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Yasser Hassan (estagiário sob supervisão de Igor Islabão)