A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou, na noite da última quarta-feira (12), a quarta morte por dengue no Rio Grande do Sul em 2023. A vítima é um homem de 23 anos, morador de Joia, cidade do Noroeste do estado, que tinha síndrome de down, obesidade e cardiopatia. O óbito aconteceu no dia 9 de abril.
A terceira morte pela doença foi confirmada nesta terça-feira (11), em Gramado. Os outros óbitos aconteceram em Morro Reuter e Bento Gonçalves.
A secretaria reforça a importância de procurar atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas, para evitar o agravamento da doença.
O estado soma 5.132 casos da doença, dos quais 4.698 são considerados autóctones, ou seja, quando o contágio ocorreu dentro do estado. Os demais casos são importados, quando residentes foram infectados fora do estado.
As autoridades de saúde recomendam a limpeza de áreas interna e externa de residências ou apartamentos e eliminação de objetos com água parada. A prática ajuda a impedir o mosquito transmissor de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática do inseto.
Foto: Cristine Rochol/PMPA.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Igor Islabão)