Na tarde da última terça-feira (11), a Prefeitura de Pelotas apresentou um plano de constigência à violência nas escolas das cidade. O documento elaborado pela equipe do Observatório de Segurança Pública foi discutido em reunião ampliada do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e que reuniu, além dos representantes dos órgãos de segurança pública, também integrantes da Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Educação, 5ª Coordenadoria Regional de Educação e escolas privadas.
A medida é tomada no contexto de violência nas escolas a nível nacional, que vem acontecendo ultimamente e gerando pânico em todos. Além disso, soma-se as ameaças falsas de ataques a escolas em Pelotas que estão se disseminando nas redes sociais. Com isso, o medo se alastrou e, nos últimos dias, inúmeros pais estão tomando a decisão de não levarem os seus filhos para a escola.
Tanto na reunião da Prefeitura de Pelotas, como em uma live realizada logo depois nas redes sociais do Executivo, a Prefeita reforçou o pedido para que a população não compartilhe ameaças ou postagens sobre ataques em escolas da cidade.
Como resposta imediata às demandas da comunidade, a Guarda Municipal e a Brigada Militar reforçarão a presença nas escolas da cidade, nos turnos de entrada e saída. Nesta quarta-feira (12) durante a reunião semanal dos comandos das Operações Integradas serão traçadas ações voltadas para a segurança escolar na cidade. E de acordo com a Prefeita Paula Mascarenhas, as ações começam a ser fortalecidas a partir de hoje, com a divisão da cidade por regiões, com reforço na presença de agentes de segurança.
Em todos os municípios da região da CRPO sul do estado, estão sendo desenvolvidas nos estabelecimentos de ensino municipal, estadual e particulares, ações de policiamento ostensivo, estando presente nas escolas.
No município de Capão do Leão, a Prefeitura publicou no dia de ontem, um decreto suspendendo as aulas até a próxima sexta-feira (14), com retorno para segunda (17), na próxima semana. Hoje (12) acontece uma reunião com a presença da direção das escolas, Sindicato dos Municiparios, representantes da segurança pública e Conselho Tutelar. O encontro tem como foco a discussão exclusiva da segurança nas escolas.
Foto: Guarda Municipal
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de igor Islabão)