Lula anuncia novo plano de desenvolvimento
Últimas Notícias
Publicado em 10/04/2023

Em reunião com os ministros nesta segunda-feira (10), para analisar os primeiros 100 dias de governo, o presidente Lula anunciou que o novo plano de investimento em infraestrutura do governo federal, em substituição ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vai ampliar investimentos "estratégicos" em obras de infraestrutura.

 

Segundo Lula, os recursos vão ser aplicados em seis eixos: Transporte, infraestrutura social, inclusão digital, infraestrutura urbana, água para todos, transição energética e em relação à energia, ele disse que o governo vai lançar editais para investimentos, especialmente, nas matrizes eólica e solar.

 

“Retomamos a capacidade de planejamento de longo prazo. E esse planejamento será traduzido em um grande programa que traz de volta o papel do setor público como indutor dos investimentos estratégicos em infraestrutura”, disse. “Vamos aproveitar a experiência que já tivemos com o PAC e os programas de concessão para aprimorar esses mecanismos, tornando-os ainda mais eficientes.”, afirmou Lula.

 

Durante a reunião, o presidente também defendeu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, elogiou o novo arcabouço fiscal e voltou a criticar a taxa de juros no país.

 

Para o petista, a nova regra fiscal tem "soluções realistas", põe fim "às amarras descumpridas do falido teto de gastos" e coloca o pobre "de volta" ao orçamento.

 

O presidente também voltou a criticar a taxa de juros de 13,75%, fixada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central. Segundo Lula, quem define o percentual está "brincando com o país" e com os mais pobres.

 

 

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

 

Yasser Hassan (estagiário sob supervisão de Igor Islabão)

 

Comentários