O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, irá pessoalmente à Pelotas nesta terça-feira (21), para acompanhar a situação do caso da advogada Laura Cardoso, que sofreu um atentado criminoso no último domingo (19), onde teve seu carro incendiado em frente à sua casa. A advogada é conhecida pelo seu trabalho na defesa de mulheres vítimas de violência e suspeita que o fato esteja relacionado com o processo no qual advogou.
A OAB/RS, reconhecendo a clara ameaça à integridade física da advogada e gestante de 39 semanas, enviou um ofício à Brigada Militar requerendo medida protetiva à vítima. Lamachia também entrou em contato com Fernando Sodré, chefe de polícia, para que fosse enviada uma equipe da Polícia Civil da cidade para a casa da advogada, a fim de iniciar a investigação.
“Quem desrespeitar ou tentar intimidar qualquer advogada ou advogado que fique sabendo: terá que enfrentar a força institucional da OAB/RS e de toda a nossa classe”, asseverou Lamachia.
O presidente da subseção de Pelotas, destacou a importância do trabalho de proximidade da OAB/RS na investigação é essencial para o esclarecimento de casos de desrespeito e atentado contra a vida dos profissionais.
“A Ordem não tolera violação ao livre exercício da advocacia, tampouco violência de qualquer natureza, sobretudo de gênero. O presidente Leonardo Lamachia, em rápida atuação, organizou uma importante vinda a Pelotas, para, aqui, num gesto essencial, acolhermos a colega e adotarmos medidas urgentes, junto às autoridades competentes, visando ao esclarecimento do fato”, afirmou Gastaud.
Yasser Hassan (estagiário sob supervisão de Igor Islabão)