Grêmio anuncia aposentadoria de Lucas Leiva do futebol
17/03/2023 15:36 em Últimas Notícias

Em entrevista coletiva promovida pelo clube nesta sexta-feira (17), o volante Lucas Leiva comunicou oficialmente sua aposentadoria do futebol. Ele estava afastado dos treinos desde a pré-temporada, quando foi diagnosticado com uma alteração cardíaca durante exames de rotina.

 

O jogador concedeu entrevista ao lado do presidente Alberto Guerra, do vice de futebol Paulo Caleffi, dos médicos Márcio Dornelles e Paulo Rabaldo. O técnico Renato Portaluppi e o zagueiro Pedro Geromel representaram o atual grupo de jogadores. Emocionado, Lucas agradeceu ao clube pelo apoio:

 

 "Primeiro queria agradecer ao Grêmio por todo o apoio nesses três meses. Hoje estou anunciando minha aposentadoria. Tem sido um período difícil, acho que é a primeira vez que choro por esse caso. Mas só tenho a agradecer. Estou encerrando onde eu gostaria, não da forma como eu gostaria. Mas tenho certeza que um novo ciclo vai se iniciar. Tinha muita esperança que pudesse reverter, mas não foi o caso. Minha saúde vem em primeiro lugar", declarou o volante.

 

Lucas recebeu a recomendação dos médicos para que não atuasse mais, devido aos riscos que o volante correria por jogar. O médico do Grêmio Márcio Dornelles, afirmou que o diagnóstico de Lucas Leiva foi de fibrose cicatricial no miocárdio:

 

 "Após o término desse período de três meses recomeçamos a realizar todos os exames para ver como ele se encontrava. Terminamos ontem, finalizamos todos os exames e após avaliar essa fibrose e os riscos que encontramos dessa patologia, orientamos junto a todos que o Lucas não continuasse com atividades de alta performance porque poderia trazer riscos à saúde, uma delas ter arritmias e sérios riscos de saúde", explicou o médico.

 

Lucas Leiva foi formado nas categorias de base do Grêmio, onde foi promovido ao time profissional em 2005 e participou da famosa Batalha dos Aflitos, no embate que valeu o retorno do Tricolor à Série A naquele ano, contra o Náutico.

 

O volante foi vendido ao Liverpool em 2007 e ficou uma década no clube inglês, depois se transferiu para a Lazio, da Itália, onde atuou por mais cinco temporadas. Ele retornou ao Grêmio em junho de 2022, e novamente ajudou o clube na campanha do acesso, marcando gol no duelo que garantiu a volta do tricolor para a Série A, novamente contra o Náutico. Nas duas passagens pelo clube, foram 96 partidas disputadas, com 14 gols marcados.

 

 

Lucas Uebel / Grêmio

 

Yasser Hassan (estagiário sob supervisão de Igor Islabão)

COMENTÁRIOS