Bancos privados suspendem linhas de crédito para aposentados do INSS
16/03/2023 17:40 em Últimas Notícias

Após o governo reduzir juros do consignado para aposentados do INSS, os bancos Bradesco, Itaú, Pagbank, Daycoval, PAN e outras instituições financeiras, anunciaram que vão suspender as linhas de crédito consignado para aposentados do INSS.

 

Na segunda-feira (13), o Conselho Nacional da Previdência Social aprovou a redução da taxa máxima de juros cobrada nos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS, com o teto dos juros passando de 2,14% ao mês para 1,70% no caso do empréstimo consignado convencional.

 

Os bancos afirmam, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que não têm condições de pagarem os custos de captação de clientes com as novas taxas determinadas pelo órgão ligado ao Ministério da Previdência.

 

A medida tomada pelo CNPS, foi mais uma que não passou pelo núcleo do governo. Na terça-feira (14), o presidente Lula repreendeu ministros e integrantes do governo que tomam decisões sem consultar a Casa Civil.

 

O Ministério da Fazenda alertou a Previdência Social, antes da reunião de segunda, de que a decisão iria ser um tiro no pé, onde ao invés de ampliar a oferta de crédito, iria reduzir as linhas do consignado.

 

 

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 

Yasser Hassan (estagiário sob supervisão de Igor Islabão)

COMENTÁRIOS