FIFA define novo formato para Copa do Mundo e Mundial de Clubes
Últimas Notícias
Publicado em 14/03/2023

Em reunião em Kigali, capital de Ruanda, o Conselho da Fifa votou por alterar o formato da Copa do Mundo, começando na edição de 2026, e do Mundial de Clubes, a partir de 2025.

 

Veja como irá funcionar os torneios:

 

Copa do Mundo: 

Vai ser disputada entre 48 seleções, que irão se dividir em 12 grupos com quatro integrantes cada. Os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançam para a fase eliminatória. A partir daí, os 32 classificados se enfrentam em mata-mata até a final. Com a mudança, os times que chegarem até a semifinal do Mundial farão oito jogos, em vez dos históricos sete. O anúncio oficial dessas mudanças vai ser feito nesta terça-feira (14).

 

Mundial de Clubes:

O formato será espelhado em uma espécie de Copa do Mundo de clubes, onde terá 32 clubes, e acontecerá de 4 em 4 anos. As vagas serão distribuídas da seguinte maneira:

 

AFC (Ásia): 4

CAF (África): 4

Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): 4

Conmebol: 6 (América do Sul)

OFC (Oceania): 1

Uefa (Europa): 12

País-sede do torneio: 1

 

A Conmebol tem direito a seis vagas. Quatro delas serão preenchidas com os campeões da Libertadores de 2021 a 2024, o que automaticamente garante Palmeiras e Flamengo no Mundial de Clubes de 2025. A eles se somarão os campeões de 2023 e 2024, porém, caso os campeões das próximas Libertadores sejam brasileiros, eles não estarão na competição, pois há uma regra de, no máximo, dois clubes por país. 

 

Os critérios de classificação para as outras duas vagas ainda não estão definidos, o mesmo vale para o caso de haver campeões repetidos. É provável que o ranking da Conmebol seja usado como critério, levando em consideração apenas o período entre 2021 e 2024. O mesmo deve ser seguido pelas demais confederações, que vão ainda definir seus representantes.

 

Além disso, a Fifa estuda por manter o formato anual do Mundial de Clubes, além da competição em 4 em 4 anos. Antes de 2025, a competição anual está confirmada para 2023, e terá sede na Arábia Saudita, entretanto, em 2024, ainda não está garantido o torneio interclubes.

 

 

Foto: Divulgação / Fifa

 

Yasser Hassan (estagiário sob supervisão de Igor Islabão)

 

 

Comentários