O Laranjal está localizado à 12 quilômetros do centro da cidade, considerado um dos maiores pontos turísticos da cidade de Pelotas. A praia atrai o público devido às paisagens às margens da Lagoa dos Patos e do arroio Pelotas. E nesta terça-feira (31), a região da qual vivem aproximadamente 45 mil pessoas, completa 71 anos. Para comemorar, a prefeitura irá promover várias atividades na orla da Praia, com início nesta quinta-feira (31) e se encerra no dia 5 de fevereiro.
Conhecido pela grande calmaria e movimentações durante as estações do ano, o Laranjal é considerado o principal destino daqueles que visitam a cidade. Ponto de encontro para atletas, momentos de lazer dentre os moradores que aproveitam o local tanto no inverno e principalmente durante o verão, proporcionando um lindo entardecer do sol para aqueles que gostam de final de tarde e para aqueles que preferem o amanhecer, uma vista considerada uma das mais lindas do estado.
O ponto atrativo contribui para o desenvolvimento econômico, pois proporciona um planejamento turístico de atividades de lazer, práticas de esporte náuticos tais como kitesurf, windsurfe, stand up paddle e canoagem e qualidade de vida.
Relato de pessoas que moravam em outras áreas da cidade, é de que o ar se torna mais limpo devido à grande área verde em torno de todo o laranjal e se sentem atraídos pela tranquilidade da região comparada ao centro e demais zonas.
O Laranjal surgiu em 1952, a partir da inauguração do Loteamento Residencial Balneário Santo Antônio. O local era propriedade de terra da família Augusto de Assumpção. Logo se iniciou o processo de urbanização do bairro, abertura e pavimentação das ruas, demarcação de terrenos e instalação de redes de drenagem.
Com as ações feitas de acesso para à Lagoa dos Patos, isso se tornou o pontapé inicial para o desenvolvimento de outros balneários, tais como o Balneário dos Prazeres e Valverde, que em 1953 e 1957 tiveram suas respectivas inaugurações. Segundo historiadores, o nome Laranjal se deve ao número de pomar de laranjas e frutas cítricas da região que faziam parte de atividades econômicas rurais realizadas no século 19.
Serão realizadas atividades que envolvem esporte, cultura e culinária na Casa de Praia, localizada no calçadão da Avenida Augusto Assumpção no dia 05/02, com apresentações entre as 18h às 19:30h. Para conferir a programação completa você pode conferir no site da prefeitura através do link https://pelotas.com.br/noticia/grupo-entre-elas-faz-show-nos-71-anos-do-laranjal.
Lidiane Lopes
(Estagiária sob supervisão de Lisandra Reis).