Acessibilidade no litoral gaúcho: Você conhece o projeto Banho Assistido?
Últimas Notícias
Publicado em 31/01/2023

O projeto integra pessoas com deficiências a visitarem as praias do Estado em época de intenso verão. A Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SAS), utilizam cadeiras anfíbias para proporcionar o banho assistido a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Idosos com dificuldade de locomoção também são beneficiados. E no verão desse ano, é celebrado o avanço da implementação do Disque Praia Acessível, facilitando o acesso ao equipamento.

Toda a ação é parte do projeto Rede Praia Acessível, que abrange a Operação RS Verão Total, do governo do Estado. No início de 2012, apenas 5 cadeiras eram disponibilizadas e em 2022 o Programa Avançar investiu, em parceria com o Estado, 50 cadeiras.

Hoje a Faders conta com a parceria de 16 municípios, e a atividade está disponível em quase 50 locais do estado, oferecendo diversão e lazer em diversos pontos da região.

A atividade acontece no litoral, balneários, rios, lagos, e no verão também está acontecendo em piscinas para que esse momento seja aproveitado por todos, com segurança e com o auxílio da cadeira anfíbia e toda a segurança pela Faders. Em cada município parceiro, tem um profissional habilitado para acompanhar as atividades.

Os benefícios vão além do lazer, da acessibilidade e inclusão. Também promove emoção, saúde e bem-estar para quem for participar do banho. Neste verão, a implementação do Disque Praia Acessível vai ampliar e agir com flexibilidade para quem quiser usar do serviço. Ligando para o Faders, as equipes serão realocadas para as praias ou balneários mais próximos de quem irá solicitar. O número é (51) 98594-5900 e também atende as demandas via WhatsApp.

Onde os banhos acontecem?

Arambaré: em frente ao Centro Cultural Inúbia
Arroio do Sal: Beira Mar – junto ao Quiosque do Turismo
Bagé: Cesarino Espaço Recreativo, Círculo Militar de Bagé e Cantegril Clube de Bagé
Balneário Pinhal: Centro (Castelo Branco e Travessa 13) – Guarita 199 e Magistério (Avenida Salgado Filho e Rua São Jerônimo) – Guarita 209
Barra do Ribeiro: Praia da Picada
Cachoeira do Sul: Balneário Praia Nova – Margem direita do Rio Jacuí
Capão da Canoa: Avenida Beira-mar – Calçadão (Guarita 76) e Parque Náutic
Cidreira: Calçadão Kanitã
Cristal: Balneário do Rio Camaquã
Imbé: Centro, Presidente, Nordeste, Ipiranga, Harmonia, Mariluz, Mariluz Norte, Albatroz, Santa Teresinha e Imara, nas guaritas centrais de cada balneário
Morrinhos do Sul: Recanto do Vô Ilário, Recanto Beira Rio, Pytaias Eco
Mostardas: Balneário Mostardense, Guarita Central
Osório: Atlântida Sul (Guarita 108) e Mariápolis (Guarita 106)
Rio Grande: Cassino
Rio Pardo: Praia dos Ingazeiros
Três Coroas: Brasil Raft Park, Parque das Laranjeiras e Raft Adventure Park

Lembrando que as datas e horários dos banhos assistidos podem ser conferidos através das redes sociais e sites de cada município.

 

Lidiane Lopes

(Estagiária sob supervisão de Lisandra Reis).

Comentários