A razão pela ativação das bombas e de que nesta sexta-feira (27), a fonte principal de abastecimento que atinge 60% da região de Pelotas, atingiu a marca de dois metros abaixo do nível normal. Segundo a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, a situação atual exige medidas pontuais para manter a Estação de Tratamento (ETA) em Santa Bárbara, encarregada de operar no tratamento de água na barragem, em funcionamento contínuo.
O projeto foi anunciado pelo então presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Parques Eólico em Piratini, vereador Jimmy Carter (MDB). Os parques serão construídos no 3º e 4º Distrito da região. Estimasse que o investimento inicial será de R$800 milhões e conta com o apoio de uma das maiores empresas do ramo, segundo a RDS Energias Renováveis, grupo responsável pelo projeto que já tem ao menos seis anos de planejamento no município.
Há uma grande expectativa de gerar empregos na região, pois a montagem das estruturas precisará de mais de 1,1 mil pessoas, e após a entrega, 90 funcionário para manter os parques em funcionamento. A primeira bomba de emergência foi ligada ainda na primeira quinzena de dezembro e na segunda-feira passada, foi ligada a segunda estrutura emergencial.
Lidiane Lopes
(Estagiária sob supervisão de Lisandra Reis).