Secretaria da Saúde faz alerta para aumento de casos de dengue em janeiro
Últimas Notícias
Publicado em 26/01/2023

Casos de dengue tem crescido consideravelmente nas primeiras 3 semanas de janeiro segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). Um aviso de risco foi lançado para os municípios e à população para reforçarem os cuidados básicos contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a doença.

Ainda sobre o caso, o diretor adjunto do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Marcelo Vallandro, foram registrados novos 202 casos nas primeiras três semanas de janeiro, com índice de 59% maior do que o ano passado. Dentre as 30 regiões do estado, 23 casos foram notificados excederam o Limite Superior Endêmico (LSE) dos anos antecedentes. 

Vallandro ainda afirma que as avaliações da atual situação são feitas semanalmente. Anualmente entre os meses de janeiro e abril os casos de arboviroses (dengue, zika e chukungunya). O balanço do ano passado totalizou com 68.888 casos confirmados e 66 óbitos.

Além das regiões catalogadas com o número de casos no Brasil, outros países como Argentina e Paraguai também estão em situação de alerta.

No dia 18, ações de enfrentamento foram criadas pela Secretaria de Saúde, com apoio da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e do conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems/RS), para combater o Aedes aegypti.

Para mais informações de risco sobre a dengue acesse o link 2023_01_16 Comunicado de Risco 01-2023 - SE 02 (saude.rs.gov.br).

 

Lidiane Lopes

(Estagiária sob supervisão de Lisandra Reis).

Comentários