Confira as escolas da zona sul que devem contar com turno integral em 2023
16/01/2023 17:24 em Últimas Notícias

O Ensino Médio Integral vai ser implementado em 67 escolas da rede estadual neste ano. Ao todo, vão ser 111 escolas com aulas em dois turnos no RS.

 

Até o final do ano passado, eram 44 escolas de Ensino Médio com turno integral no Estado. Dentro do montante, estão computadas 18 escolas regulares, oito Colégios Tiradentes (mantidos pela Brigada Militar) e 18 escolas técnicas.

 

A rede estadual tem 1.098 escolas de Ensino Médio. Mas até dezembro de 2022, o Estado tinha apenas 4% dos colégios estaduais deste nível com turno integral. Neste ano, com a ampliação, passará a ter 10,1%. Para alcançar a meta, será necessário chegar a 549 estabelecimentos de ensino nos próximos anos.

 

Essa modalidade de ensino foi definida como prioridade para o governo de Eduardo Leite nos próximos 4 anos. Ele prometeu expandir o turno integral para 50% das escolas estaduais com Ensino Médio até o fim do mandato. Para isso, há previsão de lançamento de um concurso para a contratação de 1,5 mil professores.

 

Para ter turno integral, cada uma das escolas precisa preencher uma série de pré-requisitos, como: ter Ensino Médio pela manhã, prédio próprio, cozinha, refeitório e espaço adequado para receber as turmas. Além disso, o colégio não pode ser o único com Ensino Médio da cidade, ponto que exclui dezenas de municípios pequenos do interior do Estado.

 

Confira abaixo as cidades e as escolas estaduais da região sul que vão contar com turno integral em 2023:

 

Pelotas

- Escola Técnica Estadual Professora Sylvia Mello

- Colégio Estadual Cassiano do Nascimento

- Colégio Tiradentes Pelotas

 

Rio Grande

- Escola Estadual de Ensino Médio Professor Carlos Lorea Pinto

 

São José do Norte

- Escola Estadual de Ensino Médio Silvério da Costa Novo

 

São Lourenço do Sul

- Instituto Estadual de Educação Dr Walter Thofehrn

- Escola Técnica Estadual Santa Isabel

 

Canguçu

- Escola Técnica Estadual Canguçu

 

Jaguarão 

- Escola Estadual de Ensino Médio Hermes Pinto Affonso

 

Francine Neves

COMENTÁRIOS